Este livro trata de um dos assuntos que têm causado maior polêmica no Brasil nos últimos anos: a abertura de cotas e reserva de vagas para negros e índios nas universidades públicas. A própria controvérsia que gera indica a importância do tema não somente para as comunidades negras e indígenas, mas para a sociedade brasileira como um todo. Contudo, a maioria dos argumentos que circulam na mídia revela a carência de um conhecimento mais aprofundado sobre nosso mundo acadêmico.
Pouco sabemos sobre a formação histórica de nossas universidades, da composição étnica e racial de seus alunos e professores e de como chegamos a reproduzir um grau tão extremo de exclusão ao ponto de termos que propor mecanismos de reserva de vagas para negros e índios.
José Jorge de Carvalho apresenta aqui um amplo panorama de dados sobre a exclusão étnica e racial no Brasil em geral e nas universidades em particular, além de oferecer uma série de propostas para a inclusão dos negros e indígenas no ensino superior, incluindo a pós-graduação, a carreira docente e a pesquisa. O autor é um dos pioneiros na pesquisa sobre o tema, participa ativamente dos debates pela sua implementação em diversas universidades e foi o autor da proposta de cotas para negros e índios da Universidade de Brasília, a primeira universidade federal brasileira a aprovar essa medida de inclusão em 2003. Dada a riqueza dos dados apresentados e a densidade e abrangência dos argumentos aqui enunciados, este livro requalifica e aprofunda o debate sobre a inclusão étnica e racial no Brasil.
Livro de José Jorge de Carvalho

Anúncios

Sobre luciadifatima
Que eu me lembre...sempre gostei de compreender a vida observando ou fazendo uso de imagens...quando adolescente amava fazer recorte e colagem...quando o professor de Arte pedia pra interpretar poemas e temas usando imagens de revistas velhas.O trabalho com a pesquisa de imagens era pra mim um encanto. Hoje sinto que as convivências humanas são direcionadas por eternos recortes e colagens...Humanamente recheados e colados por acertos e erros...os registros gravados neste espaço pretendem estimular e ampliar...reflexões...que busque a construção da melhoria das nossas convivências. O trabalho com educação que realizei durantes alguns anos, principalmente com crianças, amplia a esperança em nos tornarmos cada vez mais humanos. Provavelmente trocaremos saberes sobre mil coisas. Agradeço sua participação e a sua significativa contribuição neste processo de emancipação cidadã para todos e com todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: