CONTOS DE FADAS ALIVIAM E FORTALECE O CRESCIMENTO INFANTIL

Nestes últimos  dias tenho pensado cada vez mais nas crianças e nos nossos jovens…e principalmente nas histórias difíceis, que as crianças vivem  com tão pouca idade. Estive estudando sobre a natureza do desenvolvimento humano…assisti ao filme Bebês…que é lindo e muito triste…e fico pensando como o imaginário é natural da natureza humana…compartilho da idéia…de quanto é preocupante o fato das nossas crianças serem privadas do contato com os contos de fadas.

Para Bruno Bettelheim (Viena, 28 de Agosto de 1903 — 13 de Março de 1990) foi um psicólogo judeu norte-americano nascido na Áustria. (1980: 181), “o consolo é o maior serviço que o conto de fadas pode prestar à criança” ao inspirar-lhe “a confiança de que apesar das tribulações, ela obterá a vitória sobre as forças do mal”.

Para o Autor, “o conto de fadas não poderia ter seu impacto psicológico sobre a criança se não fosse, primeiro e antes de tudo, uma obra de arte” (Bettelheim, 1980: 20).      Assim, as qualidades poéticas do conto de fadas favorecem o desenvolvimento da sensibilidade artística da criança. Bettelheim (1980: 33) assegura o fato de ser “terapêutico porque o paciente encontra sua própria solução através da contemplação do que a história parece implicar acerca de seus conflitos internos”.


Anúncios

Sobre luciadifatima
Que eu me lembre...sempre gostei de compreender a vida observando ou fazendo uso de imagens...quando adolescente amava fazer recorte e colagem...quando o professor de Arte pedia pra interpretar poemas e temas usando imagens de revistas velhas.O trabalho com a pesquisa de imagens era pra mim um encanto. Hoje sinto que as convivências humanas são direcionadas por eternos recortes e colagens...Humanamente recheados e colados por acertos e erros...os registros gravados neste espaço pretendem estimular e ampliar...reflexões...que busque a construção da melhoria das nossas convivências. O trabalho com educação que realizei durantes alguns anos, principalmente com crianças, amplia a esperança em nos tornarmos cada vez mais humanos. Provavelmente trocaremos saberes sobre mil coisas. Agradeço sua participação e a sua significativa contribuição neste processo de emancipação cidadã para todos e com todos.

3 Responses to CONTOS DE FADAS ALIVIAM E FORTALECE O CRESCIMENTO INFANTIL

  1. Lucia de Fatima says:

    Estive lendo alguns capítulos do citado livro… é uma luz para a nossa criança crescida…
    franbio

  2. Luciane Esperança says:

    Linda Lúcia…. que blog maravilhoso……

    Parabéns….e por favor continue escrevendo, vc realmente consegue com suas palavras ter um singular próprio e autêntico, com criticidade e humanismo e um plural rico e diversificado!!!

    Beijos…

    • Pessoas lindas existem muitas pelo mundo…precisamos dar visibilidade para elas…você é uma dessas pessoas claras e lindas…é um gande prazer tê-la por aqui…forte abraço até breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: