Para todas as nossas crianças todas, todas,todas… 3

Acredito que ao fazermos o exercício de percebermos nossos processos internos e externos temos mais oportunidade em garantir nossa comunicação.

Gerações.

Na sociedade atual precisamos ser educados. É fundamental para existirmos com humanidade, condição essencial da nossa natureza de animais pensantes.

Pensando em uma sociedade humana, solidária e justa. Acredito que uma criança quando desejada, querida e amada no útero de sua mãe ou de quem a desejar com todo esse pensamento humano tem mais oportunidade nos dias de hoje, (respeitando todo nosso processo histórico) desenvolver-se um adulto mais justo, humano e solidário. Respeitando suas necessidades, físicas, biológicas, econômicas, geográficas e sociais.

Sociedade humana.

Estou pensando em uma expressão que já ouvi nas filas de caixa dos mercados… ”Filhos são uma benção ! Pena que não venha com manual

de instrução!”

Filhos como educa-los.

Trago comigo o olhar da filósofa, mestre em educação, professora e autora de 20 livros, Tania Zagury em seu livro “Filhos manual de instruções” para pais das gerações X e Y. Essa contribuição tem a pretensão de fomentar o interesse em atitudes maduras e responsáveis dos pais que desenvolvem o processo de educar seus filhos nos dias de hoje.

Tania Zagury

A professora Tania preocupada com educação escreve este livro com a pretensão de contribuir na educação dos filhos dos pais da atualidade.

TANIA ZAGURY

No primeiro do seu livro.

“Como fazer seu filho comer bem”

A autora nos fala sobre a preocupação das mães com o ato de alimentar seu filho intimamente ligado ao ato de cuidado é uma prova de amor. Amamentar é a ação primeira de doação e proteção.

Amamentação.

Considera compreensível, que mamães modernas que na maioria das situações fica longe do seu filho por cerca de dez horas por dia, desde bem pequenos, tentem compensar a ausência que as perturba, cuidando” além da conta” da alimentação dos filhos. A compensação confunde qualidade com quantidade- Quanto mais a criança come, parece que é maior o alívio e mais atenuada a culpa que sentem.  

Mães trabalhando.

Nas últimas décadas 40 milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho- 44% da força de trabalho brasileira é composta por mulheres. (2011)

É preciso ter um número mínimo de informações sobre o que de fato importa em termos de nutrição infantil e adotar medidas práticas.

Comer bem é…

Criança comendo.

Atender às necessidades nutricionais do organismo.

Fazer refeições balanceadas sempre; cada refeição deve conter os nutrientes básicos, à manutenção da saúde crescimento e harmonia corporal.

Comer sem “empurrar a comida”.

Fazer as refeições corretas, sem beliscar entre uma refeição e outra.

Fazer todas as refeições.

Comer para satisfazer a fome.

Evitar comer quando não temos fome. É medida essencial. A propaganda incentiva exatamente o contrário. No Brasil a regulamentação da publicidade de alimentos foi lamentavelmente suspensa.

Anúncios

Sobre luciadifatima
Que eu me lembre...sempre gostei de compreender a vida observando ou fazendo uso de imagens...quando adolescente amava fazer recorte e colagem...quando o professor de Arte pedia pra interpretar poemas e temas usando imagens de revistas velhas.O trabalho com a pesquisa de imagens era pra mim um encanto. Hoje sinto que as convivências humanas são direcionadas por eternos recortes e colagens...Humanamente recheados e colados por acertos e erros...os registros gravados neste espaço pretendem estimular e ampliar...reflexões...que busque a construção da melhoria das nossas convivências. O trabalho com educação que realizei durantes alguns anos, principalmente com crianças, amplia a esperança em nos tornarmos cada vez mais humanos. Provavelmente trocaremos saberes sobre mil coisas. Agradeço sua participação e a sua significativa contribuição neste processo de emancipação cidadã para todos e com todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: