O PLANETA TERRA NÃO É NOSSA PROPRIEDADE.

HOJE ESTIVE PENSANDO SOBRE O NOSSO PLANETA TERRA. PENSEI SOBRE AS QUESTÕES DOS ALIMENTOS, AS QUESTÕES ECOLÓGICAS E NOSSO OLHAR SOBRE TUDO ISTO E ME FEZ REPENSAR SOBRE A FALA DO FILOSOFO MÁRIO SÉRGIO CORTELLA A RESPEITO DA NOSSA POSTURA ENQUANTO VIVENTES NO PLANETA TERRA.MÁRIO SÉRGIO FALA DA NECESSIDADE DE RECONHERMOS USUARIOS DO PLANETA. NÃO PROPRIETÁRIOS.

O professor Mário Sérgio Cortella, autor das obras “Não nascemos prontos” e “Não espere pelo epitáfio”, ambos de uma série chamada “Provocações filosóficas”, fala sobre a antropolatria, que define como a adoração pelo que é humano. Diz que o ser humano supõe, principalmente no campo do conhecimento científico, saber de tudo. Isso seria uma forma de adoração tola. Para ele, a tecnologia precisa ser colocada como apenas uma ferramenta. Isto porque ela deixa as pessoas sem tempo para a reflexão, aproximando-as rapidamente do terreno da alienação.
Entrevista concedida ao jornalista Claudiney Ferreira, para o programa Jogo de Ideias, gravado em março de 2006, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Anúncios

Sobre luciadifatima
Que eu me lembre...sempre gostei de compreender a vida observando ou fazendo uso de imagens...quando adolescente amava fazer recorte e colagem...quando o professor de Arte pedia pra interpretar poemas e temas usando imagens de revistas velhas.O trabalho com a pesquisa de imagens era pra mim um encanto. Hoje sinto que as convivências humanas são direcionadas por eternos recortes e colagens...Humanamente recheados e colados por acertos e erros...os registros gravados neste espaço pretendem estimular e ampliar...reflexões...que busque a construção da melhoria das nossas convivências. O trabalho com educação que realizei durantes alguns anos, principalmente com crianças, amplia a esperança em nos tornarmos cada vez mais humanos. Provavelmente trocaremos saberes sobre mil coisas. Agradeço sua participação e a sua significativa contribuição neste processo de emancipação cidadã para todos e com todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: