MULHER. GÊNERO FEMININO.

420511_379166908767794_1116525090_nEm 1908, 40.000 grandes fábricas de costura industriais entraram em greve exigindo o direito de associação sindical por melhores salários,diminir longas horas de trabalho, a formação profissional e a rejeição do trabalho infantil.

destaque_site_face

Durante a greve, as trabalhadores 129 foram queimados em um incêndio na fábrica têxtil Cotton fábrica, em Washington Square, em Nova York. Os proprietários da fábrica tinha fechado os trabalhadores para forçá-los a permanecer no trabalho e não aderir à greve.  imagesCAWZJ2S1

Assim é preciso lembrar – 08 março é um dia de lembrança,de lutas por melhores condições de vida do ser humano do gênero feminino.

A MULHER. Não é celebração.É ação, reflexão e ação.

imagesCAT0QCIZ

Origem as manifestações de grupos femininos russos por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917.

banner10anos

Porém, a ideia de reservar um dia da mulher já havia aparecido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e Europa, em meio as lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

imagesCA11OMOL

A proposta do Dia Internacional da Mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições detrabalho.

imagesCAEM0PTPAs mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.

imagesCAS3LF92

Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911.

imagesCANCS384Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto.

imagesCAEQQR65

Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.

imagesCACLU1EP

07/03 – No Dia Internacional da Mulher, governo federal firma cooperação para assistência jurídica a mulheres em situação de violência no Brasil e no exteriorimagesCA05FXPL

Data: 07/03/2013

Estão cobertos em acordo: sequestro internacional de crianças decorrentes da Convenção de Haia, migrantes nas fronteiras secas, estrangeiras em situação de prisão e vítimas de tráfico internacional

imagesCAMWN9K4

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), assinará no Dia Internacional da Mulher (08/03), em Brasília, acordo para prestar assistência jurídica a migrantes nas fronteiras secas, estrangeiras em situação de prisão no Brasil e vítimas de tráfico internacional.imagesCAQ6RZF8

O documento estabelece apoio a vítimas de violência processadas por sequestro internacional de crianças decorrentes da Convenção de Haia. Na maioria das vezes, elas são duplamente alvo da violência cometida por seus maridos e contra seus filhos na medida em que, ao tentar livrar a si e aos filhos da agressão, acabam sendo acusadas de sequestradoras. De acordo com a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da SPM, das 80 ligações recebidas do exterior no ano de 2012. Em 17%, destacavam-se pedidos de informações. Entre eles, está o interesse sobre a Convenção de Haia.

imagesCAGCVOVY

A cooperação será firmada entre a SPM, o Ministério da Justiça e a Defensoria Pública da União. Além da ministra, assinarão o documento: o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Caetano; o diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Augusto Rossini; e o defensor público-geral federal, Haman Córdova.

imagesCAG92QE3

Coletiva de Imprensa – Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica para Assistência Jurídica a Brasileiras e Estrangeiras em Situação de Violência. Data: 8 de março de 2013 (sexta-feira)

imagesCAAOQ0X1

Horário: 11h

Local: Auditório da SPM (Via N1 Leste s/nº, Pavilhão das Metas, Praça dos 3 Poderes – Zona Cívico-Administrativa) – Brasília/DF – Comunicação Social – Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM – Presidência da República – PR

Maltrato zero

Anúncios

Sobre luciadifatima
Que eu me lembre...sempre gostei de compreender a vida observando ou fazendo uso de imagens...quando adolescente amava fazer recorte e colagem...quando o professor de Arte pedia pra interpretar poemas e temas usando imagens de revistas velhas.O trabalho com a pesquisa de imagens era pra mim um encanto. Hoje sinto que as convivências humanas são direcionadas por eternos recortes e colagens...Humanamente recheados e colados por acertos e erros...os registros gravados neste espaço pretendem estimular e ampliar...reflexões...que busque a construção da melhoria das nossas convivências. O trabalho com educação que realizei durantes alguns anos, principalmente com crianças, amplia a esperança em nos tornarmos cada vez mais humanos. Provavelmente trocaremos saberes sobre mil coisas. Agradeço sua participação e a sua significativa contribuição neste processo de emancipação cidadã para todos e com todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: