Movimentos sociais em ação e foco. Sempre.

 Aconteceu em, São Paulo o seminário “A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E O PROCESSO DEMOCRÁTICO DA AMÉRICA LÁTINA” o evento foi gratuito participei do seminário inscrita como educadora da educação infantil da cidade de, São Paulo foi interessante perceber que muitos dos participantes são pessoas que fazem parte de movimentos sociais em países da América Latina e que e que se preocupam com a transformação social.

CARTAZ-final

Este seminário apresenta-se com criticidade sobre o próprio percurso durante anos atrás, iniciado na ditadura  dos governos latinos americanos fato que configura o marco deste percurso. E projeta possibilidades, esperanças de ações que, a sociedade civil organizada seja capaz de construir em defesa da democracia, de justiça social, econômica e política. Em certo sentido o seminário reconhece que os desafios enfrentados para reconstrução da sociedade que percebe o homem enquanto cidadão de direitos e não como mercadorias de consumo. Esta reconstrução  é difícil, porém é fortalecida pela participação popular defendida neste momento por organizações não governamentais  que,  tenha a democracia como norte nas  práticas de sua ações.

Seminário debate processo democrático na América Latina

Ação de projeto financiado pela União Europeia traz renomados pensadores, jornalistas e economistas latino-americanos para refletir sobre avanços e desafios nas relações entre sociedade civil organizada, setor privado e governos.

A Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong) promove, em parceria com a Mesa de Articulación, plataforma de articulação de ONGs da América Latina e Caribe, o Seminário Internacional – A Sociedade Civil Organizada e o Processo Democrático na América Latina. O evento é gratuito e acontece dia 12 de novembro de 2013 (terça-feira), das 9h às 18h30 na Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, em São Paulo (SP).

O seminário integra projeto financiado pela União Europeia, que pretende promover a reflexão sobre o papel das ONGs na região, assim como seus mecanismos de financiamento e marcos jurídicos para o campo.

As organizações da sociedade civil (OSCs) têm tido um papel fundamental em nossas sociedades na ampliação da democracia, na defesa dos direitos humanos, em prol especialmente de setores discriminados, marginalizados, excluídos, a favor dos povos tradicionais, na defesa dos bens comuns, contra a mercantilização da natureza e a expropriação dos territórios.

Nos últimos anos, no entanto, em muitos países, tais organizações têm sofrido um processo de criminalização, seja por parte dos meios de comunicação, seja por parte de governos, e o ambiente político e legal não tem sido favorável à sua existência e à sua ação.

Nesse sentido, o seminário procura visibilizar a contribuição das organizações da sociedade civil no aprofundamento da democracia na América Latina e no Caribe, refletir sobre o seu papel e levantar os avanços e as dificuldades, de forma a pensar em medidas para tornar o ambiente favorável e enfrentar o processo de criminalização, no contexto mais amplo da crise internacional.

Expositores O chileno Miguel Santibañez, presidente da Asociación Chilena de ONG – Acción será responsável pela abertura do evento, às 9h30.

A partir das 10h, Sérgio Haddad, da Ação Educativa e do Fundo Brasil de Direitos Humanos, falará no Painel 1 sobre “O Papel das Organizações da Sociedade Civil na Construção da Democracia e Seus Obstáculos”, com moderação de Loreta Bravo (Acción – Chile). O debatedor será Silvio Caccia-Bava (Instituto Pólis e Le Monde Diplomatique Brasil).

O segundo painel, com início previsto para as 14h, terá como tema “Movimentos Sociais e Organizações da Sociedade Civil nas Lutas pela Transformação Social” com a participação do jornalista e ativista uruguaio Raúl Zibechi (em vídeo-conferência). A moderadora será Laura Becerra (Equipo Pueblo, do México) e o debatedor será Jorge Balbis, da Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción al Desarrollo – ALOP).

A conferência “Crises e Transformações no Capitalismo Contemporâneo” encerra o seminário a partir das 16h30 e será proferida pelo economista mexicano Oscar Ugarteche, com moderação de Ivo Lesbaupin (Iser Assessoria e Abong). Todos os painéis e conferência contarão com debate com o público.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1BF3aTirbzxt4I3S-wkIM5OrGwobZ7shZ8pRUTecFDj0/viewform#start=openform

Sobre a Abong A Associação Brasileira de Organizações não Governamentais – Abong, fundada em 1991, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, democrática, pluralista, antirracista e anti-sexista, que congrega organizações que lutam contra todas as formas de discriminação, de desigualdades, pela construção de modos sustentáveis de vida e pela radicalização da democracia.

Serviço Seminário Internacional – A Sociedade Civil Organizada e o Processo Democrático na América Latina Data: 12 de novembro de 2013 (terça-feira) Horário: 9h – 18h30

Informações para a Imprensa e Credenciamento Vivian Ragazzi – Assessora de Comunicação Contato: (11) 3237-2122; cel: (11) 95137-9404 E-mail: seminario.internacional@abong.org.br

 

Sobre luciadifatima
Que eu me lembre...sempre gostei de compreender a vida observando ou fazendo uso de imagens...quando adolescente amava fazer recorte e colagem...quando o professor de Arte pedia pra interpretar poemas e temas usando imagens de revistas velhas.O trabalho com a pesquisa de imagens era pra mim um encanto. Hoje sinto que as convivências humanas são direcionadas por eternos recortes e colagens...Humanamente recheados e colados por acertos e erros...os registros gravados neste espaço pretendem estimular e ampliar...reflexões...que busque a construção da melhoria das nossas convivências. O trabalho com educação que realizei durantes alguns anos, principalmente com crianças, amplia a esperança em nos tornarmos cada vez mais humanos. Provavelmente trocaremos saberes sobre mil coisas. Agradeço sua participação e a sua significativa contribuição neste processo de emancipação cidadã para todos e com todos.

Deixe um comentário