Consolidação da Democracia

imagesUQMABKZF brasil

Fomentar uma manifestação que estimula o ódio, a intolerância a intransigência e ao desrespeito aos direitos humanos e a democracia. Fere profundamente o direito à liberdade de expressão. É profundamente lamentável. Os meios de comunicação responsáveis por divulgar e ampliar as possibilidades de ações que proponham um melhor momentos político, econômico e social, no país fizeram propagandas que diziam claramente vamos cobrar e mais nada. Agiram mais uma vez como crianças zangadas ”donas da bola” que revoltadas por perder o jogo saem chutando todos, agarrados, na bola e ficam curtindo o dia da desforra. Lamentável! Os meios de comunicação esqueceram, de pontuar, a luta histórica em defesa das liberdades de expressão de todos os brasileiros, todos.

imagesXMLRY7YA brasil 7

Desrespeitar os processos históricos é um não serviço que os meios de comunicação prática com a população. Enfrentar a instabilidade econômica através de uma prática infantil, “como eu não ganhei agora vou perturbar até você ficar irritado.” É prática mais uma vez lamentável próprio de quem não quer ver a sociedade brasileira crescer em todos os sentidos. Nesta semana foi possível observar nos meios de comunicação um convite( para o amigo também zangado)” vamos revidar”…não sabendo nem mesmo “o que.”

untitled brasil 6

As mídias precisam cada vez mais rever sua concessão e assumir seu papel de prestadoras de serviço, pois são, concessão pública ( privilégio concedido pelo Estado a uma empresa ou indivíduo para que explore um serviço de utilidade pública ou naturais recursos) e não formadoras de opinião, para este ou aquele grupo econômico. Sabemos que em países mais organizados social e economicamente, quando tendo diferentes interlocutores de um mesmo tema o espectador começa a criar seu pensamento sobre todas as coisas. Penso que é preciso rever esta concessão pública com urgência a mesma que cabe fazer a reforma política. Estamos vivendo em um tempo, em que por diferentes redes sociais as manifestações acontecem com rapidez. Precisamos aprender a conviver com isso.

A  Democracia brasileira completa 30 anos. Estamos vivendo o reflexo da tão duramente conquistada democracia. É preciso aprender a conviver com o reflexo da democracia. Não cabe pedir retrocesso.

A Democracia esta convivendo com a força das instituições e seus avanços. As “crianças zangadas”

 precisam compreender este fato. Vivemos em momentos de redes sociais. Elas contribuem e muito, nas nossas ações, sabemos disso. Porém vivemos na começo da maturidade da democracia E portanto a satisfação sobre todas as coisas não pôde ser apenas “nossa” e também de” nosoutros”. De preferência tal e qual. Vemos insatisfação. Sim, isso é fato.

Então pergunto… se…a política assim como está não serve…o que por no lugar.

images0R70N1SV brasil 9

As expressões “fora”, “basta”, “chega estou cansado”! Apresenta uma carga profundamente negativa, que cabe reflexão.

Sinto me acolhida neste momento de instabilidade política e econômica quando vejo falas de estudiosos que acreditam, em um pacto social necessário que amplia e consolida avanços e diálogos necessários para que a vida do pais e nossa tenha avanços. Este pacto para o avanço democrático, assim como em qualquer relação será demorado, terá sacrifícios, defeitos e qualidades, precisamos saber que não seremos contemplados em sua totalidade, mas é necessário construí-lo. Existe espaço político e social para construção. É preciso paciência ação e reflexão para se adequar e consolidar a democracia. A “criança zangada” perde espaço e preciso crescer para conviver na democracia precisa ver por exemplo que no dia 13/03/2015 seus amigos que pensam uma sociedade mais justa e igualitária também fizeram manifestações, em defesa de melhoras para o nosso país como um todo. Não cabe dizer “fora MST”  sabendo que, a Reforma Agrária ainda não foi realizada em nosso país. Temos muito o que construir. Ver também que a imprensa internacional observa que nas manifestações do dia 15/03/2015 a maioria dos manifestantes eram brancos de classe média. O que será que fez a imprensa observar este fato?

images6Z9JZ7YD brasil 2

Por alguma razão a polícia da Capital, de São Paulo aumento o número de manifestantes, na Av. Paulista. quatro vezes a mais do que o número apontado pelos organizadores, pelo metro e por um órgão de estatísticas. As escolhas das notícias que são transmitidas nunca são livres de estética, ética e política.

É ISTO!

É… É preciso consolidar a democracia. Processo difícil, doloroso, mas necessário.

untitledbrasi 4

Anúncios

Sobre luciadifatima
Que eu me lembre...sempre gostei de compreender a vida observando ou fazendo uso de imagens...quando adolescente amava fazer recorte e colagem...quando o professor de Arte pedia pra interpretar poemas e temas usando imagens de revistas velhas.O trabalho com a pesquisa de imagens era pra mim um encanto. Hoje sinto que as convivências humanas são direcionadas por eternos recortes e colagens...Humanamente recheados e colados por acertos e erros...os registros gravados neste espaço pretendem estimular e ampliar...reflexões...que busque a construção da melhoria das nossas convivências. O trabalho com educação que realizei durantes alguns anos, principalmente com crianças, amplia a esperança em nos tornarmos cada vez mais humanos. Provavelmente trocaremos saberes sobre mil coisas. Agradeço sua participação e a sua significativa contribuição neste processo de emancipação cidadã para todos e com todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: